02
nov
09

Exemplos de Bagdá

Os acontecimentos indicados neste post não se deram nas câmaras de tortura da prisão de Abu Ghraib, no Iraque, de tão triste lembrança e vergonha aos “libertadores” estadunidenses.

Trata-se de localidade próxima da capital paulista, precisamente em Pirassununga.

Há fortes indícios de que um civil, Carlos Alberto da Silva, depois de invadir (alcoolizado), com seu carro, a Academia da Força Aérea (também conhecida como o “Ninho das Águias”), foi mantido algemado por 2 dias (sim, 2 dias!) a uma cama de hospital da instituição. Incomunicável.

Parece que, não fosse a recusa de uma tenente-enfermeira, teria sido inserida uma sonda na uretra do preso, com o fim de tornar desnecessária a ida do mesmo ao banheiro.

É importante dizer (apesar de ser óbvio) que o militar que se encarregou de trazer à tona os fatos, o tenente-coronel Francisco de Carvalho Fontes (que fotografou, com seu celular, a cena acima), está passando por “maus bocados”.

Aqui a reportagem completa, de Leandro Fortes, feita para a CartaCapital.

© Cartas de Tiro

Anúncios

5 Responses to “Exemplos de Bagdá”


  1. 1 gizelda
    novembro 2, 2009 às 15:11

    Oi, João…

    Li, na íntegra, o artigo e estou perplexa.Mesmo porque a FAB é considerada a ” elite” das Forças Armadas, o que nos faz prever o que acontece nos porões anônimos desse país sob o jugo das outras agremiações .
    Sem dúvida, abuso moral, mas muito mais do que isso uma flagrante violação dos Direitos Humanos.Não me lembro de haver lido nem uma única nota a esse repeito em nenhum outro órgão de comunicação. Até isso me parece suspeito.
    Enfim…é pouco estar estarrecida , ter medo ( muito…) do que isso significa. O que é que a gente faz quando sabe alguma coisa como essa e não age? Agir como ? O que será mais que anda por aí?
    Nossa! Definitivamente, estou com uma esquisista sensação de nó no estômago.Lamentar é muito pouco.E poucos lêem Carta Capital.O que se pode fazer a respeito?

    Você , hoje, se superou, meu amigo. Levei uma paulada.

    Bjs.

    • novembro 2, 2009 às 21:34

      Minha Querida Amiga Gizelda

      Eu diria a você que, ao mesmo tempo em que a perplexidade aflora, o sentimento da “nenhuma surpresa” também é presente, ao menos para mim – ocorreram algumas questões, mas isso é assunto para outra oportunidade, provavelmente para nossas correspondências.

      Os fatos relatados não deveriam se coadunar com estes tempos… Isso deveria ter ficado bastante para trás. Mas o ser humano, brilhante em tantos quesitos, não perde e não abandona certos vícios – creio ser da sua natureza. Imperfeita, claro. E condenável, claro.

      Não me cabe aqui traçar linhas que levem ao medo… Mas certamente há coisas que a nossa vã compreensão sequer supõe. E isso assusta, sim.

      Como hoje o país está bastante empobrecido no quesito “discussões em mais alto nível” (tudo se resume em imprensa a favor do governo [entenda-se PT] e imprensa contra o governo [entenda-se PSDB e DEM]), procuro ler tudo – insisto: rigorosamente tudo (de CartaCapital à Folha; de Observatório da Imprensa ao Estadão), o que acaba dando acesso a inúmeras informações, com enfoques distintos.

      Acho que esse é o caminho: ainda que tenhamos restrições a “A” ou “B”, formar opinião própria exige que se leia muito e amiúde. E sem paixões.

      Isso impõe que nos desarmemos. Exige que pensemos menos “com o fígado”.

      A informação trazida por Leandro Fortes, via CartaCapital, é o exemplo disso tudo.

      Um grande beijo, minha Amiga.

  2. março 25, 2010 às 23:00

    Não sei, mas parece que há algo errado naquele lugar…

  3. 4 luis claudio marcondes de toledo
    maio 16, 2010 às 16:15

    Requer-se com o devido acatamento não seja postado o relatado sobre o pior governador do mundo, devido a notificação recebdida em data de 15 de maio de 2010.

    atenciosamente

    LCMTOLEDO


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Utilidade Pública

EFEMÉRIDE

Temas

Imagem que conta…

Siga o Cartas de Tiro no Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

novembro 2009
S T Q Q S S D
« out   dez »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

RSS Brasiliana

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Posts mais lidos

RSS Notícias

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Leitores por aí

Até o fim!


%d blogueiros gostam disto: