30
jun
09

Caos

Cada vez mais difícil.

Com o perdão do “lugar comum”, a cidade continuará sofrendo enquanto não houver uma intervenção efetiva no transporte público paulistano.

Viva a carroça!

Da Agência Estado:

29/06/2009 – 08h05

Velocidade média dos carros em SP cai 16,6% em um ano

Em São Paulo

Apesar de uma série de medidas para ampliar a fluidez na capital paulista – incluindo a restrição aos caminhões, que completa amanhã um ano -, os motoristas perdem cada vez mais tempo no trânsito em São Paulo. As medidas para impedir a circulação de caminhões no centro expandido reduziram os congestionamentos, mas não foram suficientes para aumentar a velocidade desenvolvida pelos veículos nas ruas.

Dados obtidos pelo jornal ‘O Estado de S. Paulo’ mostram que, entre maio do ano passado e maio deste ano, a velocidade média, pela manhã, passou de 30 km/h para 25 km/h (-16,6%). No horário de pico da tarde, o índice passou de 17 km/h para 15 km/h (-11,7%). Uma carroça puxada por dois cavalos consegue um desempenho de 28 km/h. Já no dia 10 de junho, véspera de um feriado prolongado, a capital registrou o maior congestionamento da história, com 293 km de extensão. Os dados de ‘Resumo Mensal’ da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) abrangem os índices até o mês passado.

No rush da tarde, com desempenho atual, o motorista leva 1h30 para fazer os 24,5 km da marginal do Tietê, quando poderia ser completado em 20 minutos, caso o trânsito estivesse fluindo normalmente no limite de 90km/h. O cálculo das médias de lentidão e de velocidade é feito de formas distintas pelos técnicos da CET. No primeiro caso, a medição toma por base o congestionamento máximo de cada dia registrado no horário de pico. E a velocidade é medida de acordo com o tempo de percurso de veículos de passeio escolhidos aleatoriamente na hora do rush.

São coletadas cinco amostras, sempre no sentido de maior fluxo. No início do mês, a Prefeitura começou a veicular propaganda anunciando queda nos registros de congestionamento com a restrição de caminhões. Procurada para falar sobre a velocidade média, a CET não retornou os contatos. As informações são do jornal ‘O Estado de S. Paulo’”.

Anúncios

2 Responses to “Caos”


  1. julho 1, 2009 às 11:48

    Temo pelo “Grande Êxodo”…
    …que já começou, por sinal…

    Bem, esperemos pelo “Engarrafamento do Juízo Final”, como dizia Paulo Henrique Amorim.

  2. julho 1, 2009 às 22:40

    PHA acertou na expressão.

    Só pra ter uma idéia, dia desses lendo um estudo a respeito desse caos, vai ocorrer uma data em que o trânsito vai literalmente “travar”. Ou seja, a gente vai sair de casa e não vai conseguir chegar ao destino.

    Loucura absoluta.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Utilidade Pública

EFEMÉRIDE

Temas

Imagem que conta…

Siga o Cartas de Tiro no Twitter

junho 2009
S T Q Q S S D
« maio   jul »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

RSS Brasiliana

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Posts mais lidos

RSS Notícias

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Leitores por aí

Até o fim!


%d blogueiros gostam disto: