11
jun
09

Já vi esse filme

Essa “tira” foi feita em 1976.

Reavivemos a memória:

“A gripe suína já esteve estampada nas páginas dos jornais brasileiros e foi motivo de charge de cartunistas como o saudoso Henfil. Isso foi há 33 anos, em 1976, quando ocorreu um surto da doença nos Estados Unidos. Lá, 40 milhões de pessoas chegaram a ser vacinadas. Por aqui, felizmente, nada aconteceu. Mesmo assim, a população brasileira vivia uma situação parecida com a de agora, com medo de que a temida gripe chegasse no país.

O medo da gripe suína inspirou o cartunista Henfil – Henrique de Souza Filho – a fazer uma charge sobre o assunto. Nela, o personagem Fradinho solta um espirro, deixando em pânico pessoas que passavam perto dele. A charge foi publicada no Almanaque Fradinho número 10. Antenado com os acontecimentos, Henfil, que colaborou com o JB de 1970 a 1973 e depois de 1975 a 1978, não podia deixar de captar a preocupação dos brasileiros.

Espirro

E se na charge Henfil expôs os brasileiros correndo de um espirro – coisa que muita gente está fazendo agora com a novo surto da doença no mundo – o Ministério da Saúde na época procurou colocar panos quentes no problema.

Aliás, era época da ditadura, e o governo buscou acalmar a população com um discurso confiante. Reportagem publicada no JB em 14 de abril de 1976 tinha o seguinte título: ‘Ministro da Saúde não teme a gripe que mata nos EUA porque tem o INPS’. O texto da matéria avançava mostrando as razões de otimismo do governo da ditadura: ‘O Brasil dispõe de arsenal terapêutico capaz de evitar as complicações colaterais da doença’.

Os efeitos colaterais se deram mais, realmente, nos Estados Undos. Efeitos não só clínicos, mas políticos. Na época o então presidente americano Gerald Ford determinou vacinação em massa da população de lá. Ele mesmo apareceu em jornais tomando a vacina. Mas cerca de 500 pessoas que tomaram a vacina desenvolveram uma doença que causava dores musculares e dificuldade respiratória. Vinte e cinco delas morreram. Pessoas que adoeceram processaram o governo. Esta teria sido uma das causas de Ford ter perdido a disputa pela reeleição para o democrata Jimmy Carter.

Atualmente, os Estados Unidos enfrentam novamente a doença, liderando o número de casos no mundo, com mais de cinco mil ocorrências. Já o Brasil, até agora, só teve oito casos confirmados [hoje, 11/6/2009, são 52 casos confirmados].

E a realidade política no Brasil é outra, o país vive uma democracia, a ditadura já morreu. Mas o humor de Henfil permanece imortal.

Fonte: JB Online
Edição: Clarissa Poty
21.05.2009” (matéria do site Medplan).

Anúncios

0 Responses to “Já vi esse filme”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Utilidade Pública

EFEMÉRIDE

Temas

Imagem que conta…

Siga o Cartas de Tiro no Twitter

junho 2009
S T Q Q S S D
« maio   jul »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

RSS Brasiliana

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Posts mais lidos

RSS Notícias

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Leitores por aí

Até o fim!


%d blogueiros gostam disto: