01
jun
09

CNT/Sensus – 1º/6/2009

Notícia fresca, diretamente da Folha Online:

01/06/2009 – 11h58

Dilma empata tecnicamente com Serra na disputa pela sucessão de Lula, diz pesquisa

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Pré-candidata do PT à presidência da República em 2010, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) empatou tecnicamente na disputa com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), em pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela CNT/Sensus.

Segundo a pesquisa espontânea (em que os eleitores falam espontaneamente os nomes do candidatos), Serra e Dilma empataram tecnicamente com 5,7% e 5,4% das intenções de voto. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou menos.

Em março, última edição da pesquisa CNT/Sensus, Dilma havia registrado somente 3,6% na pesquisa espontânea contra 8,8% de Serra. Os números divulgados em maio mostram a reação da petista no cenário eleitoral.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apesar de não poder disputar o terceiro mandato, ainda aparece como líder na pesquisa espontânea com 26,2% das intenções de voto. O percentual de votos em Lula subiu em relação a março, quando 16,2% dos eleitores afirmaram que votariam no petista.

O diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes, disse acreditar que o crescimento de Lula na pesquisa espontânea tem relação ao crescimento do seu desempenho pessoal –que subiu de 76,2% em março deste ano para 81,5% em maio.

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), aparece em quarto lugar na pesquisa espontânea com 3,0% das intenções de voto, seguido pelo deputado Ciro Gomes (PSB-CE), com 1,1%. Os demais candidatos não alcançaram 1% das intenções de voto na pesquisa espontânea.

O crescimento de Dilma, segundo Guedes, é consequência da percepção do eleitorado brasileiro de que a petista é efetivamente candidata –mesmo depois do anúncio de que sofre de câncer linfático. ‘O PT tem uma identificação espontânea no eleitorado, é uma candidata que angaria os votos do partido. É uma tendência normal’, disse Guedes.

Disputa direta

A disputa direta entre Dilma e Serra, com os nomes dos candidatos apresentados aos eleitores, também mostra o crescimento da petista frente o tucano. Segundo a CNT/Sensus, Serra ganharia com 40,4% das intenções de voto contra 23,5% de Dilma. Em março, porém, os votos na pré-candidata do PT somaram apenas 16,3% –o que mostra o crescimento da sua candidatura perante os eleitores.

Serra, por sua vez, registrou 45,7% das intenções de voto em março deste ano. O tucano perdeu quase cinco pontos percentuais em relação ao mês de março.

A pesquisa ainda mostra que a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL) receberia 10,7% dos votos, contra 11% da pré-candidata em março. Os votos em brancos, nulos e indecisos somam 25,6%“.

Anúncios

2 Responses to “CNT/Sensus – 1º/6/2009”


  1. junho 2, 2009 às 14:32

    O golpe midiático já está rolando….

    Espero que não venha outro como o de 64….

    • junho 2, 2009 às 15:16

      Edu

      Realmente, temos visto que certos setores da imprensa têm se portado de maneira sinistra e em atendimento a interesses indizíveis.

      De outro lado, não consegui apurar, especificamente quanto à notícia transcrita, alguma digital do golpismo; me parece que ela apenas reproduziu (sem qualquer emoção), os resultados da pesquisa realizada. Curta e grossa.

      Abraços.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Utilidade Pública

EFEMÉRIDE

Temas

Imagem que conta…

Siga o Cartas de Tiro no Twitter

junho 2009
S T Q Q S S D
« maio   jul »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

RSS Brasiliana

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Posts mais lidos

RSS Notícias

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Leitores por aí

Até o fim!


%d blogueiros gostam disto: