01
maio
09

De Sanctis

Reproduzo abaixo notícia da Folha de São Paulo (1º/5/2009) que informa a importante vitória obtida pelo excepcional Magistrado Fausto De Sanctis.

Além de tecnicamente perfeito, o Juiz, que atua há anos na 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, por onde circulam escabrosos casos envolvendo crimes do chamado “colarinho branco”, é Homem que não se deixa levar, por exemplo, pelo “canto da sereia”. Apenas para se ter uma idéia, ele recusou uma promoção (merecidíssima, frise-se) para se tornar desembargador no Tribunal Regional Federal da 3ª Região, trocando-a pelo desejo de permanecer à frente das questões judiciais que envolvem a “Operação Satiagraha”, deflagrada pela Polícia Federal (que, por força de decisões do Juiz, prendeu Daniel Dantas duas vezes).

A decisão do Órgão Especial do TFR da 3ª Região consagra não só a independência entre as instâncias do Poder Judiciário; atesta também a qualidade indiscutível de Fausto De Sanctis que, de forma serena, sem “mídia” e sem estar “nas ruas” (igualmente com mídia, claro), fortalece os alicerces do Estado de Direito.

A matéria fala por si:

“Numa votação apertada (8 votos a 6), o juiz Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, foi absolvido ontem pelo Órgão Especial do Tribunal Regional Federal da 3ª Região da acusação de desobediência a uma decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.

A polêmica surgiu durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal, que prendeu Daniel Dantas por supostos crimes financeiros. À época, o banqueiro obteve liminar de soltura dada por Mendes. Menos de 24 horas depois, De Sanctis decretou nova prisão contra Dantas.

Para o corregedor André Nabarrete, que pediu a abertura de um processo administrativo contra o juiz, De Sanctis agiu de forma proposital num enfrentamento a Mendes.

A tese do corregedor foi rechaçada durante uma sessão de seis horas por oito desembargadores, que criticaram a ausência de provas apresentadas por Nabarrete. Votaram favoravelmente a De Sanctis, que acompanhou o julgamento na primeira fileira, a presidente do TRF, Marli Ferreira, e os desembargadores Ramza Tartuce, Newton de Lucca, Fábio Prieto, Cecília Marcondes, Therezinha Cazerta, Mairan Maia e Diva Malerbi.

Votaram com o corregedor os desembargadores Salette Nascimento, Márcio Moraes, Peixoto Júnior, Roberto Haddad e Nery Júnior.

A desembargadora Suzana Camargo, que integra o Órgão Especial, se declarou impedida de participar da votação. Na Satiagraha, ela se envolveu em uma polêmica ao telefonar para Mendes para dizer que De Sanctis estava monitorando o gabinete do ministro. O juiz paulista pediu a abertura de um procedimento contra ela.

Ontem, ainda, foi votado um segundo pedido de processo contra De Sanctis. Desta vez, por suposto descumprimento de outra decisão do STF, porém no caso Corinthians-MSI, que apura suposta parceria ilegal com o time de futebol.

Por 11 votos a 4, o Órgão Especial absolveu o juiz da acusação de ter desrespeitado uma ordem do ministro Celso de Mello ao não suspender um pedido de colaboração internacional na investigação.

O advogado do magistrado, Pierpaolo Bottine, sustentou que ele não teria a prerrogativa de dar uma ordem judicial a outro país e que não houve nenhum desrespeito ao Supremo.

Cerca de 50 pessoas acompanharam o julgamento, que começou às 10h30. De Sanctis não falou com jornalistas”.

Anúncios

6 Responses to “De Sanctis”


  1. maio 1, 2009 às 23:05

    Os filhotes do NSDAP devem estar dando cabeçadas na parede…

  2. 3 Ziri
    maio 2, 2009 às 20:44

    Alguém tem que fazer alguma coisa!!!!

    Abraços!

  3. 5 Carolina
    janeiro 25, 2010 às 23:27

    De Sanctis: orgulho do país!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Utilidade Pública

EFEMÉRIDE

Temas

Imagem que conta…

Siga o Cartas de Tiro no Twitter

maio 2009
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

RSS Brasiliana

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Posts mais lidos

RSS Notícias

  • Ocorreu um erro. É provável que o feed esteja indisponível. Tente mais tarde.

Leitores por aí

Até o fim!


%d blogueiros gostam disto: